Anos 2000

Saiba dos melhores discos dos anos 2000, até hoje, clicando aqui.

Mundo

Na política internacional, este período é marcado especificamente pelos conflitos militares entre os Estados Unidos e o Oriente Médio, a chamada Guerra ao Terrorismo, representados pela Guerra do Afeganistão e Guerra do Iraque e pelo apoio dos Estados Unidos á Israel na Guerra Israel/Líbano e na Guerra da Palestina, ocorrendo também guerras civis na Palestina (Hamas X Fatah), no Iraque (Sunitas X Xiitas) e no Afeganistão (Regime Talebã X Líderes Tribais).

Os conflitos entre Estados Unidos e Oriente Médio foi desencadeado pelos atentados terroristas do World Trade Center em Nova York (em 11 de setembro de 2001), chegando alguns a afirmar que se tratava de um choque entre as civilizações ocidentais e orientais. Iniciam-se as invasões americanas nos países do Oriente Médio e chegam ao fim as ditaduras de Saddam Hussein no Iraque e dos Talibans no Afeganistão,o que, em certo ponto, beneficiou o atual inimigo dos Estados Unidos: o Irã, pois seus piores inimigos eram a ditadura de Saddam Husseim e o regime Taliban, por causa do conflito entre Xiitas e Sunitas. A União Europeia passa a adotar o euro como moeda comum entre os países membros do bloco. Na América Latina, inicia-se também uma onda de esquerda e anti-americanismo, representadas especificamente pelo presidente venezuelano Hugo Chávez,apoiado por Evo Morales. O que não impede,porém,que o regime socialista de Cuba tenha uma grande derrocada, devido ás doenças de Fidel Castro

Na economia, após os anos 1990 terem sido marcados pelas privatizações e redução do papel do estado, na década 2000, tem início o enfraquecimento do neoliberalismo, com a retomada das estatais nos setores estratégicos de infraestrutura, o que sempre ocorreu na China, sendo um dos motores de seu crescimento. Ocorre também na Rússia e na Argentina (recém-saídos de graves crises econômicas), no Brasil e em alguns países da europa. A economia mundial passa pelo seu maior período de prosperidade e estabilidade até o final do ano de 2007, quando é desencadeada a Crise do crédito hipotecário de alto risco que coloca em risco a economia de vários países, principalmente dos desenvolvidos.

Nesta década, a Internet se consolida como veículo de comunicação em massa e armazenagem de informações,principalmente após a fase da World Wide Web e a globalização da informação atinge um nível sem precedentes históricos.

A década também é marcada pela expansão da telefonia fixa e o uso de celulares. E também pela chegada de várias operadoras e pela tecnologia VOIP (telefonia via internet, como o Skype) A tecnologia tem grande destaque como as tvs de plasma e os desktops de tela LCD, tornando as tvs e monitores CRT obsoletos;A chegada da TV digital; Internet banda larga; Aumento na compra de computadores; popularização de desktops e laptops em relação aos PCs, Explosão de Lan Houses (Brasil). No final da década, o mundo se depara com a 1ª pandemia do terceiro milênio – gripe suína.

Brasil

A década de 2000 ficou marcada como a década em que a esquerda política brasileira teve um representante seu eleito presidente do país, através de um legítimo processo democrático. O presidente eleito foi Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2002, após quatro tentativas anteriores, e reeleito em 2006. Também foi época de casos de corrupção, como o caso Waldomiro Diniz e o “Mensalão”.A eleição do Cristo Redentor como uma das Sete Maravilhas do Mundo e a visita do “Papa Bento XVI” também marcaram a década no Brasil.

Fonte: Wikipedia

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Twitter

    Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.