1960

Nessa época, o heavy metal ainda não estava nem próximo de se concretizar como o gênero diferenciado e único que é hoje. Algumas bandas e seus respectivos discos foram importantes para a construção desse cenário da música pesada que seguiria por suas próprias pernas e conquistaria inúmeros fãs. Os discos abaixo contribuiram indiretamente da melhor maneira possível. Clássicos dos clássicos.

Cream – Disraeli Gears – 1967

Disraeli Gears é o Segundo álbum do Cream, considerados um dos power-trios mais influentes e competentes de uma geração. Mesmo com diversos outros ótimos discos, o Cream destaca-se facilmente por esse belo trabalho que daria espaço para criação do jazz fusion e o rock progressivo e seu experimentalismo.

O psidodelismo, o virtuosismo e a pegada blues improvisado (já bem conhecida no primeiro disco do grupo) imposto pelos três grandes mestres da música – Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker – mudaria a cabeça e a maneira de se fazer música, servindo com inspirações para os artistas futuros. “Sunshine of Your Love”, tão colorida e com riff cativante, nos remete um Black Sabbath menos depressivo ou a uma influência direta aos riffs do Deep Purple.

O Cream mostrava sua verdadeira essência ao vivo, com apresentações incrivelmente marcantes e inspiradoras. Não é por menos que o heavy rock do power-trio e Disraeli Gears são fundamentais para a construção de uma época e servindo como base aos grandes músicos em construção.

Strange Brew – 2:46
Sunshine Of Your Love – 4:10
World Of Pain – 3:03
Dance The Night Away – 3:34
Blue Condition – 3:29
Tales Of Brave Ulysses – 2:46
S.W.L.A.B.R. – 2:32
We’re Going Wrong – 3:26
Outside Woman Blues – 2:24
Take It Back – 3:05
Mother’s Lament – 1:47

The Jimi Hendrix Experience – Are You Experienced – 1967


Quem nunca ouviu falar de Jimmi Hendrix talvez não faça parte desse mundo, ou é muito jovem mesmo para se dar conta de sua importância. Hendrix conseguiu, assim como sua música, ultrapassar seu rótulo de lenda do rock para algo ainda mais significante: lenda universal de uma cultura pop importantíssima. Um dos astros da música que dispensam maiores apresentações.

Com esse disco de estreia, Jimmi Hendrix já demonstrava habilidades sobrenaturais com a guitarra, além do modo único de usá-la nas composições de suas músicas. Dessa afinidade e intimidade com a guitarra que nasceriam diversos efeitos, riffs e formas que seriam reaproveitadas futuramente por diversas bandas. Sem dúvida, Jimmi Hendrix é uma referência sólida quando tratamos do rock n’ roll – e as influências para suas vertentes são inegáveis. Essencial.

Foxy Lady – 3:19
Manic Depression – 3:42
Red House – 3:42
Can You See Me – 2:33
Love Or Confusion – 3:11
I Don’t Live Today – 3:55
May This Be Love – 3:11
Fire – 2:43
Third Stone From The Sun – 6:44
Remember – 2:48
Are You Experienced? – 4:14

Blue Cheer – Vincebus Eruptum – 1968


Foi aí que as coisas ficaram mais pesadas e altas; melhor, as coisas ficaram heavy. Vincebus Eruptum foi o pontapé inicial para um novo tipo de som, mais alto, pesado, cru e que ajudaria na pavimentação da estrada para bandas como The Stooges e Led Zeppelin, um movimento do rock experimental ao, finalmente, heavy metal. São poucos que conhecem a importância desse disco para a cena.

Nenhuma banda, até esse momento, tinha ousado, ou criado, o suficiente para abalar as estruturas do rock n’ roll. É aí que entrou a intensidade do Blue Cheer e seu nome inspirado em um LSD. Assim como a droga, e não uma droga, Blue Cheer apareceu com Vincebus Eruptum como uma viagem transcendente do som experimental para algo maior e mais alto, que jamais pararia de crescer, além de aumentar o volume. Mal sabiam eles o que haviam criado. Ou sabiam.

Summertime Blues – 3:47
Rock Me Baby – 4:22
Doctor Please – 7:53
Out of Focus – 3:58
Parchment Farm – 5:49
Second Time Around – 6:17

Led Zeppelin – Led Zeppelin e Led Zeppelin II – 1969


Inúmeros fãs, além de alguns críticos, reclamam de que o Zeppelin não é heavy metal, o que não é uma mentira. Também não considero esses talentosos britânicos pioneiros do estilo, mas, sem nenhuma dúvida, o quarteto zepelim foi realmente importante para criação e disseminação do rock pesado. Com a mistura do pesado, distorcido e elétrico blues de Hendrix, Jeff Beck e, claro, do Cream, o Led Zeppelin criou um dos sons e ritmos mais memoráveis e bem construídos da evolução do rock, considerado heavy metal em sua época devido, certamente, ao seu estilo mais pesado e elétrico, tão diferente das bandas que estavam acostumados.

Impossível separar cada disco da banda para explicar sua importância na música pesada. Dessa maneira, decidi colocar Led Zeppelin I e II juntos no grau de significância para os anos 60. Mais do que bons discos, Zeppelin destaca-se pelo conjunto de obra – isso explica a escolha de mais três discos deles nos anos 70. Nunca se esquece a primeira vez que Zeppelin entra em nossas vidas, da maneira que for. Um dever ouvi-la.

Led Zeppelin I

Goo Times Bad Times – 2:47
Babe I’m Gonna Leave You – 6:41
You Shook Me – 6:30
Dazed and Confused – 6:27
Your Time Is Gonna Come – 4:34
Black Mountain Side – 2:13
Communication Breakdown – 2:30
I Can’t Quit You Baby – 4:43
How Many More Times – 8:28

Led Zeppelin II

Whole Lotta Love – 5:34
What Is and What Should Never Be – 4:47
The Lemon Song – 6:20
Thank You – 4:47
Heartbreaker – 4:14
Living Loving Maid (She’s Just a Woman) – 2:40
Ramble On – 4:35
Moby Dick – 4:25
Bring It On Home – 4:19

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Twitter

    Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.